Caso do Mês

Responsável Dra Daniele Sismeiro Carnevalli
Contribuição Hospital BP Mirante
História Clinica Paciente do sexo feminino, 42 anos. Tumoração em útero. Paciente com história de sangramento vaginal há 1 mês e achado de lesão polipoide endocervical. Após investigação, presença de tumor uterino de 8,6 cm no nível da região ístmica com extensão para endométrio e projeção para a vagina.
Microscopia lesão bifásica composta por glândulas ora alongadas ora comprimidas em estroma cellular lembrando arquitetura phyllodes-like. O estroma é tipicamente mais cellular e condensado (‘colarete”) ao redor das glândulas. Observam-se elementos heterólogos (tecido cartilaginoso) e componente estromal do tipo sarcoma de alto grau (rabdomiossarcoma) em mais de 25% da neoplasia. O estudo imuno-histoquímico revelou expressão de RE e RP no componente epitelial além de desmina (foto 4) e miogenina no componente estromal de alto grau.
Painel de Anticorpos
Resultado
Painel de Anticorpos
Resultado
RE
Positivo (Componente Epitelial)
RP
Positivo (Componente Epitelial)
CD10
Negativo
Desmina
Positivo
MYOD1
Positivo
Diagnóstico Final Produto de histerectomia total abdominal, anexectomia bilateral e colpectomia parcial: ADENOSSARCOMA DE ALTO GRAU COM SUPERCRESCIMENTO SARCOMATOSO E ELEMENTO HETERÓLOGO DO TIPO CARTILAGINOSO E DE RABDOMIOSSARCOMA.
Discussão Adenossarcoma com supercrescimento sarcomatoso é um adenossarcoma no qual o componente estromal é um componente de alto grau e deve corresponder a mais de 25% da neoplasia. É visto em, aproximadamente, 10% dos sarcomas e geralmente exibe invasão miometrial e vascular. As áreas de supercrescimento mostram pleomorfismo nuclear e alta atividade mitótica em relação às áreas de adenossarcoma, e apresentam mais frequentemente elementos heterólogos incluindo cartilagem maligna, músculo esquelético ou lipossarcoma.
Foto 01
Foto 02
Foto 03
Foto 04
Referências Kurman RJ, Carcangiu ML, Herrington CS, Young RH (Eds.): World Health Organization Classification of Tumours of Female Genital Organs. IARC Press: Lyon 2014.